quinta-feira, 16 de abril de 2009

A MÚSICA NA LITURGIA DA SANTA MISSA

Muito mais do que falar sobre liturgia e música no aspecto litúrgico, vamos tentar despertar no seu coração o amor pela liturgia.
Temos algumas fontes para que possamos nos aprofundar no tema: Catecismo da Igreja Católica (CIC), a Liturgia diária, o Missal Romano – neles estão a instrução geral e também as direções para a música na liturgia.
No nosso dicionário está escrito: “Liturgia – culto público e oficial instituído por uma Igreja, ritual”. No Catecismo da Igreja Católica – no qual nossa fé é explicada e detalhada, está escrito: “A palavra ‘liturgia’ significa originalmente obra pública, serviço da parte do povo e em favor do povo. Na tradição cristã, ela significa que o povo de Deus toma parte na obra de Deus” (Parágrafo 1069, CIC).
Na maneira de Deus se manifestar existe uma liturgia.
A liturgia nos ajuda a celebrar melhor o mistério de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela nos faz participar do maior mistério, que é a Santa Missa, a qual tem começo, meio e fim. A Santa Missa é ação de graças por excelência, é a maior das orações. Tudo o que acontece nela - cada resposta, gestos do sacerdote, etc. - quer realizar a nossa santificação e fazer com que vivamos bem esse mistério. Não é só ‘importante’, mas é dever de cada um de nós participar bem da Celebração Eucarística.
A liturgia não serve para nos ‘engessar’, mas sim, para nos fazer mergulhar no mistério, amar e sermos santificados nessa celebração.
Músicos, temos que respeitar a cultura do lugar, da região. Não adianta chegar a uma Santa Missa das 7 da manhã com uma banda inteira.
No número 62 da instrução geral sobre o Missal Romano está escrito assim: “Evitem qualquer tipo de individualismo ou divisão, considerando sempre que todos têm um único Pai nos Céus e por esse motivo são irmãos entre si”. Aqui diz muito daquelas pessoas que rezam muito alto durante a Missa, ou cantam alto, ou rezam adiantadas ou atrasadas em relação aos demais. Isso chama atenção e nos dispersa da liturgia.
Como que vivemos de maneira plena aqui na terra a manifestação da nossa fé? Vivendo a Santa Missa!
Os músicos fazem parte da assembléia de fiéis. Por isso, devem promover a participação ativa dos fiéis no canto e ter atenção no repertório de acordo com quem está na assembleia. Tudo para que a unidade seja vivida.

Trecho da palestra de Márcio Todeschini e Fábio Roniel no Hallel Canção Nova - Módulo de Músicos – sábado - 16/08/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: