quinta-feira, 16 de abril de 2009

EVANGELIZAÇÃO ATRAVÉS DA ARTE - ZIZA FERNANDES

Quando penso no papel da arte em minha alma, lembro-me do dia em que ouvi a Deus pela primeira vez, através de uma peça de teatro com mímica, dança e uma trilha sonora belíssima.
Até me lembro de cada detalhe! Foi a beleza daquele momento que me atraiu, me conquistou! Dos artistas não me lembro, mas da arte…
Foram muitas as vezes que a arte, em suas inúmeras expressões, como música, dança, literatura, pintura, provocou mudanças fortes e importantes em minha alma. Senti-me impelida a ser uma pessoa melhor por causa das belezas incontestáveis que meus olhos viram, meus ouvidos ouviram, minha alma leu. Deus já falou-me muito através da arte!
Acredito que um dos papéis da arte, e talvez o mais importante deles, seria provocar em nós esse impacto inicial, isso que senti naquele dia com aquele teatro, agindo sobre nossa consciência diretamente e nos provocando imediatamente uma reflexão, que poderia durar dias, meses ou anos. Um impacto sem uma reflexão acompanhada é vão, vazio, inútil. Que seria daquele dia se eu não tivesse pensado nele? Para onde teria ido minha alma? A força da beleza me segurou. Era a voz de Deus!
Há sempre aquela canção que nos acompanha por anos e cada vez que vamos escutá-la novamente, ela parece nos falar de forma diferente, mesmo depois da reação emocional já ter passado uma vez do seu ponto máximo. Talvez aí tenha chegado o momento da reflexão profunda e comprometedora de não seguirmos mais os mesmos depois de uma verdade conhecida através da arte: verdade conhecida deve ser verdade obedecida! Sem perdas de tempo, pois tempo é vida!
O impacto da arte não deve ser pensado apenas a nível emocional, isso faria dele uma arte superficial e nada modificador. Esse impacto, para ser percebido verdadeiramente, exige tempo e certo distanciamento da alma que o experimenta. É salutar gastar tempo com uma experiência artística. Ver e ouvir, avaliar e ler muitas vezes, deixar cair em terreno profundo e fértil. Dizem que a palavra é contestável, mas a beleza nunca! A beleza é uma força evangelizadora inquestionável.
Quando esse impacto de evangelização é provocado com beleza profunda, com certeza a palavra de Deus contida na arte, que é viva e em movimento, realiza seu trabalho, pois “toda semente que cair na terra, germinará”.
A evangelização através da arte é um desafio para os brasileiros, para que não seja apenas uma experiência emocional que passa. O sentimento engana, a voz do Espírito sim é de confiança! E é essa voz que deve ser proclamada através de todas as expressões artísticas. Isso é evangelizar: dar a boa notícia com beleza incontestável! Se a notícia pode ser questionada, a beleza jamais poderá!

Ziza Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários: